domingo, 25 de outubro de 2009

O CAIM DO SARAMAGO

Livro do Saramago

PENSANDO EM ALGUNS AMIGOS E BENFEITORES, ESCREVI O ARTIGO MARTA E MARIA, (EU SOU MAIS MARIA... SEM NENHUM TRANS... E ). CERTAMENTE A GILZA, DILIGENTE E APLICADA, JÁ ENVIOU EXEMPLARES PARA OS ASSÍDUOS LEITORES, QUE NÃO GEMEM E NEM PIAM. REPITO O INÍCIO DA ARENGA, PARA REFRESCAR A MEMÓRIA. SARAMAGO ESTAVA NA MINHA MENTE, (QUE MENTE...)

A BÍBLIA ESTÁ DIVIDIDA EM DOIS GRANDES VOLUMES, O ANTIGO E O NOVO. JESUS CRISTO INAUGURA OS NOVOS TEMPOS E SE APRESENTA TAMBÉM COMO REFORMADOR DO VELHO TESTAMENTO, DA ÉPOCA MOSAICA. NO NOVO, DEUS É AMOR E SALVADOR NÃO SÓ DOS JUDEUS, MAS DE TODOS OS POVOS E NAÇÕES. O ESTILO DA REDAÇÃO EM AMBOS É TECIDO DE PARÁBOLAS E ASPECTOS MITOLÓGICOS: ADÃO DE BARRO, ARCA DE NOÉ, TORRE DE BABEL, O SEMEADOR QUE SAIU A SEMEAR, O PAI DE FAMÍLIA QUE RECEBE O FILHO ESBANJADOR E DEVASSO. PARA ALGUNS CRENTES O AUTOR DA BÍBLIA SERIA O PRÓPRIO DEUS. O DEUS DE ABRAHÃO, MOISÉS, ISAAC, JACÓ, MAOMÉ, KARDEC, BENTO XVI E OUTROS. OS ESCRITORES DA BÍBLIA, MATEUS, LUCAS, DANIEL E OUTROS FORAM APENAS INSTRUMENTOS, CONDICIONADOS PELAS CIRCUNSTÂNCIAS DE TEMPO E LUGAR.

O LIVRO CAIM DO PRÊMIO NOBEL PORTUGUÊS DE LITERATURA SAIU NA SEMANA PASSADA PELA CIA DAS LETRAS. O ROTEIRO DO NOVO TRABALHO FOI CALCADO NUM TEXTO DO NOVO TESTAMENTO, CARTA OU EPÍSTOLA DE SÃO PAULO AOS HEBREUS NO CAPÍTULO XI E VERSÍCULOS DE 4 A 38. ESSE TRECHO OU TODA A CARTA, SARAMAGO CHAMOU DE LIVRO DOS DISPARATES, LOGO NA PÁGINA 7 DE SEU CÔMICO ROMANCE QUE PARECE UMA GARGALHADA DE ATEU MILITANTE. HUMOR HILARIANTE. VALE À PENA LER. É CURTINHO.
OBRIGADO PELA ATENÇÃO. ESPERO COMPARECER AO ALMOÇO DE QUARTA-FEIRA, SEM MEDO MESMO BASTANTE SURDO COMO CONVÉM À IDADE, POIS A BETH FICA MUDA O TEMPO TODO E A SILVINHA... DEIXA PRÁ LÁ... VIEGAS /84

Nenhum comentário:

Postar um comentário