quarta-feira, 18 de novembro de 2009

homem-agente da história.

Isto é só um resumo daquilo que já vimos no livro Cachorros de Palha.

Os intercâmbios com James Lovelock ajudaram John Grey a esclarecer o seu pensamento sõbre a hipótese Gaia,que é a teoria que a terra é um sistema auto regulador cujo comportamento lembra um organismo.
Se o homem ameaçar o equilibrio da Terra serão exterminados, como os cachorros de palha.
Grey parte da constatação e defesa da contingência : o que pode existir, desaparecer ou nunca ter existido.O acaso precede a vida.

Cachorros de Palha é ataque as crenças irracionais. Fora da Ciência , o progresso é um mito , crença que o aumento de conhecimento e avanço da espécie andam juntos.

Para Darwin Espécie são aglomerados de genes interagindo aleatóriamente uns com outros e com seu ambiente em permanente mudança. A idéia que humanidade possa moldar o seu destino está ausente desta verdade.
Darwin mostrou que humanos são como outros animais e certamente não podem senhores de seu destino, e a bioesfera é mais antiga e forte do que os humanos jamais serão.

As pessoas com mais de 40 anos viveram período em que a população dobrou-Em 1990 cresceu 1 bilhão em uma década.Humanos são como praga animal, não podem destruir a terra mas podem danificar ambiente que os sustenta.
Num sistema caótico nem o futuro próximo pode ser previsto.

Pesquizas na Neurociencia mostram que nós não podemos ser autores de nossos atos.Nossa experiência real não é escolha, mas estarmos sendo levados pelas nossas necessidades corporais; medo, fome e sexo.
O homem precisa de ilusão e idealismo e a necessidade de idéias diretivas .
O Humanismo substituiu a improdutiva visão espiritual da alma por conceitos das ciências naturais.


Falamos um pouco sobre o jogo - atividade lúdica que não serve a nenhum propósito utilitário,
assim como a filosofia ou busca de sabedoria não tem finalidade,
só é a satisfação do desejo instintivo de conhecimento que existe em todos homens.
Atividade auto remunerativa . Kant faz uma analogia de jogo e arte.


A pergunta se homem é agente da história parte do principio que o homem tem o poder de refazer o mundo. Mas o homem pouco enxerga o sentido de sua vida.


Claudia.

Um comentário:

  1. Aqui vai o link para o áudio que acompanha a matéria sobre o Brasil na "The Economist".Special report: Business and finance in Brazil
    Fonte: feedproxy.google.com
    Special report: Business and finance in Brazil
    SE ALGUEM ESTIVER INTERESSADO...

    ResponderExcluir